Prefeitura realiza Jogos Amistosos Indígenas na Minivila do Coroado

O segundo encontro que reuniu nove etnias diferentes e 400 pessoas que vieram prestigiar os Jogos Amistosos Indígenas de Futebol foi realizado neste sábado, 24/3, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). O objetivo do amistoso é unir as etnias para uma integração entre eles.  O evento aconteceu na Minivila Olímpica do Coroado, localizada na Avenida Cosme Ferreira, Coroado, zona Leste de Manaus.

Os jogos, iniciados às 9h, contou com a alegria dos jogadores nas partidas que foram divididos nas categorias feminino, masculino e infantil. O presidente da etnia do alto Rio Negro, Jaime Makara, 42, que esteve presente para auxiliar nas partidas, revelou que as etnias têm condições de fazer grandes táticas esportivas.

“Hoje podemos mostrar para a sociedade não indígena que temos condições e somos capazes de fazer grandes táticas esportivas participando de alguns jogos esportivos”, ressaltou Jaime Makara.

Um dos coordenadores e professor do evento, Moacir Atila, destacou a necessidade das aldeias para a aceitação na sociedade, como forma de preservar suas origens e mostrar suas culturas.

“Esse amistoso serve para destacar os jogadores, tentando através do esporte mostrar suas origens e cultura”, ressaltou.

Os Jogos Amistosos Indígenas de Futebol seguem até o dia 07 de abril na Minivila Olímpica do Coroado, localizada na Avenida Cosme Ferreira, Coroado, zona Leste. A entrada é gratuita.

Resultados

Categoria Feminina

Yupirúngá 3 x 0 Êvare

FIRN III 3 x 2 Nação Indígina

Categoria Masculina

Parque das tribos 2 x 1 KFC

Ticuna 1 x 0 FIRN