Prefeitura realiza ação de infraestrutura em áreas de risco

© Diego Caja

Em busca de amenizar riscos de desmoronamento de terras, a Prefeitura de Manaus tem executado a contenção e o aterro de grandes crateras com mais de 80 metros de profundidade localizadas em perímetro urbano. Áreas como os bairros Cidade Nova, na zona Norte, Jorge Teixeira e Mauazinho, na zona Leste, são alguns dos pontos que recebem os serviços no momento.

As voçorocas, como são chamados esses fenômenos da natureza, são causadas por escoamento irregular das águas pluviais e são situações muito comuns em áreas de solo argiloso. Os trabalhos foram iniciados após um estudo topográfico das áreas, onde as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) identificaram trechos na rua 13 do Parque Mauá, no final da avenida Itaúba, no conjunto João Paulo, bairro Jorge Teixeira, ambos na zona Leste, e a rua 8 do conjunto Vila Real, Cidade Nova, na zona Norte, com risco iminente de desabamento.

O secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar, disse que a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto não está medindo esforços para realizar o serviço e, após a finalização das obras nesses trechos, outras áreas que estão com estudos topográficos em execução serão atendidas.

“Sabemos que esse tipo de serviço é muito custoso e demorado, é um trabalho que depois de executado as pessoas nem percebem, porém é de extrema importância e leva segurança para centenas de famílias. O prefeito Arthur Virgílio Neto tem nos determinado a realização de ações, trabalhando desde a base e sub-base do solo, para poder garantir a boa execução de outros serviços. E temos intensificado esse tipo de obra”, enfatizou Aguiar.

Para o serviço de aterramento das voçorocas está sendo usado o sistema de compactação por taludes feitos de barro. Para a rua 13 do Parque Mauá, por exemplo, onde uma cratera chegou a 60 metros de comprimento e 30 de profundidade, serão usados ao menos 1,8 mil carradas de barro.

Após os serviços de compactação do talude e terraplanagem no local, está previsto a implantação de uma nova rede de tubos, finalizando com os serviços de construção de meio-fio, sarjeta e calçada. A ação recebe ajuda de maquinaria e homens do Distrito de Obras especializado em drenagens, recuperando 100 metros de malha viária.

Outras zonas que são fortemente marcadas pelas incidências de erosões também estão previstas para receberem o serviço de aterramento. Bairros como Nova Cidade, Monte Sinai e o conjunto Renato Souza Pinto, todos na zona Norte, estão programados para receber obras.