Prefeitura realiza Ação de Cidadania para imigrantes venezuelanos

Os 158 indígenas Warao das três casas de acolhimento da Prefeitura de Manaus e imigrantes venezuelanos não indígenas participaram, neste sábado, 17/3, da Ação de Cidadania realizada no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do Uai Shopping, na zona Leste.

“Este é mais um trabalho que estamos desenvolvendo junto aos imigrantes venezuelanos de forma a oferecer melhores condições de vida, dentro da nossa cidade. Tem sido uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto que as secretarias municipais da Assistência Social, Saúde, Educação e Trabalho empreendam esforços no sentido de que essas pessoas tenham o atendimento necessário para se integrarem em nossa sociedade”, afirmou o secretário Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanuel.

Durante todo o dia foram ofertados serviços como emissão de documentos (CPF e Carteira de Trabalho), inserção no Cadastro Único (CadÚnico) que é porta de entrada para benefícios socioassistenciais como o Programa Bolsa Família, e atendimento médico. Trinta e nove famílias venezuelanas foram inseridas no Cadastro Único.

“Os venezuelanos serão inseridos no Cadastro Único e em seguida caberá ao Governo Federal a avaliação do perfil de cada família e em quais programas sociais eles se enquadram de acordo com as suas informações socioeconômicas”, afirmou o chefe da Divisão de Renda e Cidadania da Semmasdh, Douglas Marques.

Além da Semmasdh, a ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Superintendência Regional do Trabalho no Amazonas (SRT-AM), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Receita Federal, Polícia Federal, Defensoria Pública da União (DPU) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).