Prefeitura lança edital para concurso da Guarda Municipal de Manaus

JOÃO VIANA/SEMCOM

O concurso da Guarda Municipal de Manaus (GMM), com 200 vagas, será realizado no dia 18 de fevereiro de 2024. O último certame da corporação, que neste ano completou 74 anos de criação, ocorreu em 2012. Atualmente, o efetivo é de 374 servidores.

“Essa é a boa notícia do dia. Estou assinando o edital do concurso da Guarda Municipal e quero dizer que o concurso está marcado para o dia 18 de fevereiro, após o Carnaval. Então, quem está se preparando, já marca na agenda que o concurso da Guarda Municipal já tem data, dia 18 de fevereiro”, afirmou o prefeito David Almeida.

O edital foi publicado na edição nº 5.713, do Diário Oficial do Município (DOM) da última segunda-feira, 27. No total, serão ofertadas 200 vagas para o nível médio, sendo 190 para ampla concorrência e 10 para PCDs. O salário é de R$ 2.689,78, por uma carga horária semanal de 40 horas.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, o concurso é um marco para a Guarda Municipal, e segue todos os requisitos necessários para aplicação.

“O último edital foi em 2012 para 60 guardas municipais e agora nós estamos fazendo um, mais de uma década depois, para 200 vagas, com todos os requisitos legais que preconiza esse tipo de certame, vagas para Pessoas com Deficiência, enfim. Para que não haja prejuízo nenhum para o nosso candidato, nós resolvemos que essa seria a melhor data possível. Estamos confiantes de que o certame está rigorosamente dentro da lei, que não vai ter impugnação”, pontuou o secretário.

As inscrições devem ser realizadas por meio do endereço do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), www.ibfc.org.br, a partir do dia 11 de dezembro, e seguem até o dia 15 de janeiro de 2024. A taxa de inscrição para quem quiser concorrer a uma das vagas é de R$ 110.