Prefeitura intensifica fiscalização de veículos pesados em Manaus

Entre janeiro e outubro deste ano, foram aplicadas 592 multas e, no ano passado, foram 440.

Com intuito de proporcionar mais segurança nas vias da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realiza, diariamente, a fiscalização de caminhões, carretas e outros veículos pesados que transitam na cidade. Uma das medidas adotadas é a intensificação do monitoramento da Zona Máxima de Restrição de Circulação, que limita o tráfego de veículos pesados em vias que podem comprometer a segurança e a trafegabilidade.

Neste ano, o número de autuações relacionadas a veículos pesados cresceu 34,5% em comparação com o ano passado. Entre janeiro e outubro deste ano, foram aplicadas 592 multas e, no ano passado, foram 440.

Das multas aplicadas neste ano, 436 foram em veículos pesados ou lentos que estavam trafegando pela pista esquerda das vias, e as outras 156 multas foram por veículos que transitavam em local ou horário não permitido, ou seja, não respeitaram a Zona Máxima de Restrição de Circulação.

O diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, destacou a importância das fiscalizações.

“O IMMU, preocupado com o trânsito de veículos pesados, principalmente na Zona Máxima de Restrição de Circulação, executa e realiza aproximadamente quatro operações nas zonas de restrição semanalmente, são aproximadamente 48 operações por mês. Agora, como nós já estamos em novembro, já passamos de 400 operações, apenas na Zona Máxima de Restrição de Circulação. O grande objetivo dessas operações é que a gente consiga disciplinar o trânsito com relação a esses veículos”, destacou.

Ventilari explicou ainda a realização de estudos para ampliar a restrição de veículos pesados em outras áreas da cidade.

“Há necessidade de ampliar a zona de restrição para outras zonas da cidade, porém, já estamos fazendo um estudo para que a gente consiga realmente tornar viável e segura a execução desta ampliação. Um cuidado a ser tomado, é que existem várias zonas da cidade que impactam também no Distrito Industrial. Qualquer ampliação tem que ser feita com bastante cautela, de forma que a gente não prejudique também a chegada desses materiais no Distrito Industrial, para não causarem problemas à economia da cidade”, explicou.

A Zona Máxima de Restrição de Circulação proíbe o tráfego de veículos pesados nas avenidas Mário Ypiranga Monteiro, Djalma Batista, Constantino Nery, Paraíba, Umberto Calderaro Filho e mais dez vias na área central da cidade.

Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.