Prefeitura intensifica as ações de paisagismo com manutenções em jardins públicos

Foto: Divulgação/Semmas

Prefeitura de Manaus intensifica as ações pontuais de paisagismo na cidade, aproveitando o período chuvoso que se inicia. O trabalho, feito sob a coordenação da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, vem contemplando canteiros centrais, passeios públicos e rotatórias em diferentes zonas da cidade. Desde 2018, por meio do projeto Ornamenta Manaus, já foram utilizadas aproximadamente 164 mil mudas de espécies ornamentais nas ações.

“Esse é um trabalho contínuo e que envolve diversas secretarias da Prefeitura de Manaus, porém, para que a cidade continue bonita e bem cuidada, é necessário que a população sinta que ela é sua, como realmente é. Esse sentimento de pertencimento é que permitirá que nossos canteiros continuem bonitos, que não haja vandalismo e que tenhamos uma cidade mais bela visualmente e também com melhor qualidade de vida. Deve ser um compromisso de todos nós termos uma Manaus mais verde”, disse a presidente da Comissão de Paisagismo e Urbanismo, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

O serviço é executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), responsável pelas intervenções paisagísticas e de arborização urbana. O trabalho de manutenção envolve limpeza, reposição, substituição de mudas e adubação do solo. “O inverno é o período propício para as ações de plantio e reposição de mudas e, por orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, reforçamos as ações para aproveitar a chuva e durante o calor recorremos à irrigação noturna por meio dos carros-pipa”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

As ações recentes foram feitas nos canteiros das avenidas Darcy Vargas, próximo à passarela revitalizada do Amazonas Shopping, Ephigenio Salles, Nilton Lins, Loris Cordovil, rotatórias da Ponta Negra e rodoviária, praça da Saudade e avenida Cecília Meireles.

Na última terça-feira, 19/11, em reunião da Comissão Especial de Urbanismo e Paisagismo, foram definidas novas intervenções. “Aos poucos, as pessoas vão percebendo a mudança nos canteiros com jardins e intervenções físicas em calçadas, meios-fios e passarelas”, ressaltou o secretário.

Serão realizadas ações de requalificação de infraestrutura e paisagística na rotatória do Mindu, no Parque 10, nos canteiros centrais das avenidas Torquato Tapajós com Senador Raimundo Parente, avenida Cyrillo Neves, avenida do Turismo com Santos Dumont e Santos Dumont com Torquato Tapajós, que receberão meio-fio, sarjeta, construção de canteiros, iluminação e recomposição da cobertura vegetal.