Prefeitura inicia projeto Nupdec no Prosamim do São Raimundo

Foto: Nathalie Brasil

A Prefeitura de Manaus realizou no sábado, 14/9, a abertura de capacitação da primeira turma do projeto Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), no Prosamim do São Raimundo, localizado na rua São Francisco, São Raimundo.

Durante a ação, os voluntários participaram de palestras que prosseguirão até o mês de novembro. O objetivo do programa é levar às comunidades do Prosamim, que foram contemplados este ano, orientações e noções de prevenção e proteção a áreas de risco.

O secretário executivo da Defesa Civil, Cláudio Belém, ressaltou a importância de capacitar a comunidade do Prosamim do São Raimundo, “O Prosamim, que era uma área de alagação e hoje não é mais, ainda sofre com alguns problemas, como o lixo. Então, a Defesa Civil está  atuando através da capacitação para levar a situação de manuseio dos lixos, primeiros socorros, percepção de risco e preparar a comunidade para qualquer tipo de acidente ou eventualidade”, disse.

Além das aulas teóricas, a comunidade participará de aulas práticas e visitará uma área de risco escolhida pela Defesa Civil.

O voluntário inscrito no Nupdec, Roberto Mendonça, explicou as vantagens de participar do projeto “É muito gratificante participar deste projeto, uma vez que vou agregar conhecimento e poder ajudar as demais pessoas da comunidade. A tendência é dar continuidade a esse trabalho e praticar tudo o que nós vamos aprender no programa”.

Sobre o Nupdec 

O Nupdec é um projeto que visa orientar e esclarecer o trabalho da Defesa Civil em situações e áreas de risco da capital. E assim realizar um melhor trabalho de prevenção e redução de riscos junto à comunidade.

As atividades dos núcleos começaram no ano de 2013, capacitando moradores voluntários para atuarem como agentes comunitários da Defesa Civil.

O projeto conta com a parceria das secretarias municipais como Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Guarda Municipal, Águas de Manaus, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), outras secretarias municipais.