Prefeitura fiscaliza evento Dia Livre de Imposto para garantir os direitos do consumidor

Foto: Divulgação / Semdec

Com a participação de mais de 300 lojas dos shoppings Manauara, Ponta Negra e Amazonas, nesta quinta-feira, 30/5, durante o Dia Livre de Impostos, a Prefeitura de Manaus, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Jovem Manaus), realizou fiscalização de orientação aos consumidores nos centros comerciais que estão participando do evento.

A fiscalização, coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Semdec), esteve focada nos produtos que estavam à venda sem impostos e nas lojas que aderiram à ação. Os fiscais orientaram sobre informações que devem constar na nota fiscal, como o correspondente aos impostos federais, estaduais e municipais, além do cumprimento do desconto correspondente à carga tributária, prometido pelos empreendedores.

“Essa ideia começou aqui na cidade de Manaus, justamente para conscientizar o cidadão do quanto pagamos de imposto. A ideia principal é que os lojistas que aderiram ao Dia Livre de Impostos retirem a carga tributária daquele produto. Estamos fiscalizando aqui o cumprimento pelas lojas. Todas aquelas que aderiram precisam estar de fato participando e assim promovendo esse abatimento, correspondente aos impostos”, destacou o secretário interino da Semdec, Rodrigo Guedes, que acompanhou as ações do evento.

O presidente da CDL Jovem Manaus, Renan Pessoa, destacou a importância da data e adesão do público à proposta do evento. “Estamos há nove anos trabalhando com o Dia Livre de Impostos e em absolutamente tudo que nós compramos têm altíssimos impostos. É importante a população entender que tudo que nós pagamos tem imposto e este precisa retornar, e por isso estamos conversando com os populares de Manaus que vieram ao shopping”, salientou Renan Pessoa.

Quem efetuou compras nos shopping centers, nesta quinta-feira, encontrou produtos sem o alto valor da carga tributária paga pelos comerciantes ao governo. E a Semdec esteve em alerta para qualquer irregularidade que o consumidor observasse.

Para qualquer tipo de denúncia, os consumidores podem entrar em contato com a Semdec, pelo telefone 0800 092 0111 ou WhatsApp 98842-3030. O órgão está localizado na rua Afonso Pena, 38, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, com atendimento das 8h às 14h.