Início Saúde Prefeitura executa ações de prevenção em áreas atingidas pela cheia

Prefeitura executa ações de prevenção em áreas atingidas pela cheia

As ações foram intensificadas em 14 áreas de risco

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está intensificando ações para reduzir o impacto da cheia do rio Negro na saúde da população de Manaus. O objetivo é evitar surtos de doenças, principalmente as que são transmitidas pelo contato com água ou alimentos contaminados, como é o caso de diarreia. 

O trabalho faz parte da “Operação Cheia 2018”, que a Prefeitura de Manaus executa nas áreas identificadas como de risco para alagação. Além das Doenças Diarreicas Agudas, há preocupação com agravos como leptospirose, hepatite A, tétano acidental, dengue, zika, chikungunya e malária.

“Com as cheias, Manaus pode registrar um aumento no número de casos dessas doenças em comunidades onde há a ocorrência de alagamentos. Por isso a Semsa planeja todos os anos uma série de ações para prevenir possíveis surtos”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

As ações foram intensificadas em 14 áreas de risco: Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Compensa, Tarumã, Puraquequara e São Geraldo.

 O trabalho engloba a oferta de hipoclorito de sódio, utilizado na desinfecção da água para o consumo humano, com orientação sobre o modo adequado de utilização, e a distribuição de material informativo sobre as formas de prevenção das doenças.

Os profissionais de saúde também estão intensificando a oferta de vacinação nas áreas de risco para inundações, priorizando imunização para doenças como difteria, tétano, sarampo, hepatite A, meningite, rubéola, coqueluche e caxumba.

Por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está sendo realizada a desratização para o controle de infestações. O cronograma de trabalho é feito de acordo com o Plano de Contingência da Prefeitura de Manaus, e a desratização já aconteceu em áreas nos bairros Educandos, Raiz, Betânia e Presidente Vargas.

Os profissionais do CCZ também estão promovendo ações educativas sobre a leptospirose, doença que pode ser transmitida pelo contato com a urina de ratos, e abordando a importância da guarda responsável de animais.

O setor de Vigilância da Água (Vigiágua Manaus), do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), já está executando um plano de contingência de vigilância da qualidade da água para o consumo humano nas áreas de risco de inundações.

“Por ocasião de inundação decorrente do processo de enchente, o sistema público de abastecimento de água, assim como poços coletivos ou individuais, podem ser danificados, destruídos ou contaminados, afetando a qualidade e a potabilidade da água, deixando a população exposta a doenças de veiculação hídrica. Então, é feito todo um trabalho de avaliação e monitoramento, por meio de um plano de amostragem de controle e vigilância da qualidade da água, em pontos estratégicos de coleta, cadastrados em áreas de risco”, informa a chefe do Vigiágua Manaus, engenheira florestal Jocilene Galúcio Barros.

Segundo ela, o trabalho de intensificação de ações de prevenção nas áreas de risco de alagamento será mantido por um período de seis meses.