Um grande público participou de mais uma edição do projeto Pedágio Ambiental, da Prefeitura de Manaus, que distribui mudas para a população em pontos diferentes da cidade, na quarta-feira, 3/10, no bairro Valparaíso, na zona Leste. A atividade resultou na doação de centenas de mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais, e até inspirou uma professora da rede municipal a desenvolver um projeto de educação ambiental com seus alunos.
A professora Adriana Moraes da Gama conta que a maioria dos seus alunos residentes no bairro tem quintal em casa. “Aqui os terrenos são grandes e, com a iniciativa da Prefeitura de Manaus de distribuir mudas, poderei trabalhar conteúdo em sala de aula com a temática da preservação ambiental e pedir que os alunos se responsabilizem pelas mudas, acompanhando o seu crescimento”, afirmou. A ação aconteceu na rua Mapoao, esquina com Alarico Furtado, em frente à Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário.
No próximo ano, os alunos já poderão apresentar o resultado do trabalho nas próximas turmas. Na escola, já foram feitas experiências com germinação de hortaliças. “Ótima ideia de trazer mudas”, observou a professora. A moradora do Valparaíso, aposentada Sandra Maria Caldeira, é apaixonada por plantas e mantém o quintal arborizado, com diversas frutíferas. “Tenho jardim e gosto muito de plantas. No meu quintal, estão plantados bananeira, aceroleiro, limoeiro. Vocês estão fazendo um ótimo trabalho, incentivando as pessoas a preservar o nosso ambiente”, disse.
Durante o mês de outubro, as edições do Pedágio Ambiental, realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), ocorrerão em localidades da zona Leste. A cada mês, uma zona diferente é contemplada. Desde que teve início, em agosto deste ano, o projeto já distribuiu 5,4 mil mudas frutíferas, ornamentais e medicinais.
Paralelamente à distribuição de mudas, a Divisão de Educação Ambiental da Semmas realiza um trabalho de sensibilização da campanha de combate às queimadas, com a distribuição de material informativo sobre o problema e informações sobre como denunciar quem comete esse tipo de infração ambiental.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, o Pedágio Ambiental é mais uma estratégia de ação do Projeto Arboriza Manaus, lançado em 2016 pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, com a finalidade de incentivar a arborização, facilitando o acesso da população às mudas. “Os resultados do projeto têm sido bastante positivos e daremos continuidade a essas ações de doação de mudas itinerantes atendendo a todas as zonas da cidade”, explica o secretário Antonio Nelson.