sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Cidades Prefeitura cria Comissão de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano

Prefeitura cria Comissão de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano

Em reunião realizada na sede da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), no bairro de Flores, zona Centro-Sul, com a presença de técnicos do órgão, foi apresentada, nesta quarta-feira, 19/9, a Comissão de Fiscalização dos Contratos de Concessão do Serviço de Transporte Coletivo Urbano (Convencional) aos empresários do transporte coletivo que atuam em Manaus.

Sob a coordenação do superintendente Franclides Ribeiro, durante a reunião, foi possível esclarecer os objetivos da comissão aos participantes, que tiveram suas dúvidas esclarecidas pelos membros que a compõem, além de ouvirem as sugestões dadas por cada um.

O superintendente entregou ao diretor técnico operacional do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Algacir Gurgacz, o Plano de Gestão Estratégica do Município de Manaus e ressaltou que o tema “Mobilidade Urbana” é responsabilidade de todos.

“Tanto técnicos como empresários devem entender como funciona a SMTU. O propósito da comissão é fiscalizar, quebrando as barreiras e permitindo a participação no processo. Dessa forma, poderemos fazer a reengenharia, dando sustentabilidade ao sistema, de forma correta, sem prejudicar o usuário”, observou Franclides.

Para Gurgacz, nunca houve tanta oportunidade de trocar informações entre o órgão fiscalizador e as empresas de transporte. “A SMTU está de parabéns pela iniciativa e por tornar o processo transparente. Na oportunidade, deixamos um estudo solicitado pelo Sinetram, o Relatório de Auditoria Independente, para contribuir com os trabalhos realizados pela comissão”, informou Algacir.

Os técnicos da SMTU, Laerson Farah e Ely Felizardo, apresentaram, ainda, a metodologia de trabalho realizada pela Comissão de Fiscalização, visando ação conjunta com as empresas para evitar aplicação de penalidades, oriundas das cláusulas contratuais vigentes. O papel do gestor e o papel dos ficais de contrato, cláusulas contratuais, formulários com itens a serem fiscalizados pela comissão, dentre outros aspectos foram abordados, de forma a esclarecer os presentes.