sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Meio Ambiente Prefeitura autua invasores de área verde por risco de desabamento

Prefeitura autua invasores de área verde por risco de desabamento

Doze famílias que ocupam um trecho da área verde e de preservação permanente do conjunto Vila Real, na Cidade Nova, zona Norte, foram autuadas na manhã desta terça-feira, 4/2, por insistirem em permanecer no local mesmo depois de terem sido notificadas a saírem, há cerca de dois anos, quando teve início a invasão. Além de ser área protegida, o local oferece risco de desmoronamento, por se tratar de uma encosta com inclinação acentuada. A autuação foi realizada pelos fiscais ambientais da Prefeitura de Manaus, em procedimento que atende também recomendações do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

Cada multa, no valor de 51 Unidades Fiscais do Município (UFMs), equivale a aproximadamente R$ 5,6 mil. “Estamos agindo preventivamente, mas infelizmente os ocupantes estão irredutíveis mesmo sabendo dos riscos”, explica o diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Eneas Gonçalves.

De acordo com o diretor, a área da encosta possui uma inclinação de 45 graus e com as perdas da vegetação, em função das edificações irregulares, o perigo torna-se cada vez mais iminente. “Em dezembro de 2017, dez pessoas foram notificadas a sair da área, num prazo de 30 dias. Hoje, os fiscais constataram que, ao invés de sair, aumentaram o número de ocupações incertas na área”, afirmou. O próximo passo será ingressar na Justiça com o pedido de reintegração de posse da área por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM).