Prefeitura alerta sobre golpes em programas habitacionais

MANAUS, AM — A Prefeitura de Manaus emitiu um alerta à população sobre tentativas de golpe envolvendo programas habitacionais como o “Minha Casa, Minha Vida” e o “Casa Manauara”. A Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) reforçou que nenhum valor pode ser cobrado por serviços vinculados à seleção de beneficiários ou à regularização fundiária.

De acordo com a secretaria, qualquer tentativa de cobrança para intermediar ou agilizar o processo é considerada crime e deve ser denunciada imediatamente à Ouvidoria do município, pelo site oficial da Prefeitura, ou às autoridades policiais.

“Infelizmente, golpistas se aproveitam da esperança por moradia digna. Reforçamos que ninguém precisa pagar por um direito garantido. Quem cobrar qualquer valor está cometendo crime”, afirmou o secretário Jesus Alves.

A Semhaf também orienta que todos os servidores, quando em atuação de campo, utilizam crachá e colete padronizado, o que garante a identificação e a segurança da população durante as ações.

A gestão municipal reforça ainda que os programas são inteiramente gratuitos e seguem critérios técnicos e legais, sem necessidade de intermediários.