Prefeito faz última inspeção em UBSs fluviais

© Alex Pazuello/Semcom

Nos próximos dias, duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fluviais estarão singrando os rios Amazonas e Negro para levar todos os serviços básicos de saúde à população ribeirinha. As duas unidades já estão completamente concluídas e prontas para a missão: levar saúde à população de Manaus que mora na área rural às margens dos rios Negro e Amazonas. Nesta quarta-feira, 20/6, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, fez a última inspeção nas embarcações, antes de marcar a data para o início das atividades.

“Elas já estão completamente prontas e possivelmente na próxima semana já estarão em atividade. Elas são um marco, porque agora nós vamos ter 20 dias no rio Amazonas e 20 dias no rio Negro, com atendimento absolutamente presente. E aqui tem tudo o que uma UBS tem, todo o time de profissionais e carta de serviços”, afirmou o prefeito, após fazer um teste de navegação em uma das embarcações.  

As duas unidades receberam os nomes de Antônio Levino e Ney Lacerda, em homenagem a amazonenses que prestaram serviços a Manaus, como profissionais do serviço público da Saúde. “Nós estamos homenageando duas pessoas muito queridas e respeitadas. Duas pessoas que unem pensamentos em torno da melhor prestação de serviços de saúde à população. Muito justas, com certeza”, afirmou.

Com a chegada das duas unidades, que permanecerão 20 dias nas comunidades, a oferta de serviços de saúde para a população ribeirinha vai triplicar. A construção das embarcações custou R$ 5 milhões.

É uma obra marcante, grandiosa, que vai ampliar muito o acesso à saúde na zona ribeirinha. Ela foi financiada com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), em 80%, e da Prefeitura de Manaus, com 20%”, informou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.