Manaus, AM — A Praia da Ponta Negra, um dos principais cartões postais de Manaus, deve ter o banho liberado em breve. O prefeito David Almeida e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, anunciarão, na próxima quinta-feira, 26 de dezembro, às 9h, no anfiteatro do complexo turístico, as ações para a desinterdição oficial da área.
A reabertura da praia para banhistas ocorre após a significativa elevação do nível do Rio Negro, ultrapassando a marca dos 16 metros. A interdição havia sido implementada em setembro deste ano, em decorrência da severa estiagem que atingiu o Amazonas, impactando drasticamente o leito do rio.
Nos últimos 15 dias, a Prefeitura de Manaus intensificou o monitoramento das condições da praia, buscando garantir a segurança dos frequentadores. Foram solicitados laudos e relatórios técnicos ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM), avaliando a balneabilidade da água, e ao Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM), verificando as condições de segurança da área.
Na véspera de Natal, 24 de dezembro, a medição da cota do rio registrou 17,09 metros, demonstrando a recuperação do nível hídrico. A interdição anterior se justificou pela proximidade entre o aterro perene e o leito natural do Rio Negro, que sofre alterações em sua conformação durante os ciclos de cheia e vazante, podendo apresentar buracos, desníveis, depressões e bancos de areia, representando riscos aos banhistas.
Vale lembrar que, em 2013, a Prefeitura de Manaus firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), estabelecendo normas de uso para a praia perene. O TAC prevê a interdição da praia sempre que laudos e relatórios técnicos comprovarem a sua inadequação para o banho, priorizando a segurança da população. A coletiva de imprensa na quinta-feira trará detalhes sobre as medidas adotadas e as condições para a reabertura da Praia da Ponta Negra.