COARI — Em uma ação realizada nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Polícia Militar (PMAM), resgatou um filhote de onça pintada na comunidade Itapéua, município de Coari, distante 363 quilômetros de Manaus. O animal foi localizado durante um patrulhamento da Base Fluvial Arpão 1, parte de uma operação em andamento na região.
O comandante da Companhia Independente com Cães (CipCães), major Marcelo Arruda, relatou que o filhote não apresentava ferimentos e foi entregue de maneira voluntária por um morador local, que o encontrou em seu quintal. “Eles entregaram o animal de forma voluntária. A trouxemos aqui para a Base Arpão para as medidas administrativas”, afirmou o major.
Após ser examinado por um auxiliar de veterinário da equipe de CipCães, que confirmou a boa saúde do animal, o filhote será encaminhado para Manaus, onde ficará sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
A operação Base Arpão, da qual o resgate fez parte, tem como foco o combate a crimes ambientais e a preservação da fauna na região amazônica.