Polícia Militar resgata crianças abandonas em casa

Os policiais militares precisaram limpar as crianças que estavam completamente sujas - Foto: Divulgação/PMAM

Duas crianças foram encontradas trancadas em uma casa no bairro Novo Israel, Zona Norte de Manaus. O resgate ocorreu na manhã deste domingo (1º), após um vizinho denunciar o abondono. Segundo a polícia, as crianças estavam sem comida e foram encontradas junto a lençóis sujos de fezes. A mãe foi presa.

Os meninos – de um ano e seis meses e outro de um mês e cinco dias de vida – estavam em uma quitinete localizada na Rua do Amor, segundo reportagem do G1. Os policiais foram até o local por volta das 7h, após um morador das proximidades ir até a 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) para informar que as crianças estavam trancadas na residência a mais de 24h.

“Quando abrimos o quarto, o que nós vimos era uma situação muito triste. Eles [crianças] estavam só em cima de um colchão sem lençol, sem roupa, com trapos velhos. Foi chocante para nós essa cena. Eles estavam cobertos de fezes devido ao tempo que não faziam higiene e não se alimentavam, sem força até para chorar. Minha primeira atitude foi de pegar o bebê e dar um banho nele”, contou a soldado Millane de Paula, que atendeu a ocorrência.

Após dar banho nas crianças, os militares as levaram até o banco de leite da Maternidade Azilda da Silva Marreiro, para que pudessem se alimentar. Entretanto, o leite armazenado no local é destinado apenas para as crianças internadas na UTI da unidade. Por conta disso, os policiais realizaram uma coleta para comprar leite, fraldas, mamadeiras e outros utensílios.

A mãe das crianças, de 18 anos, foi localizada logo após o resgate. Ela foi presa e levada até a Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca), onde foi autuada por abandono de incapaz.

A mulher deve passar por uma audiência de custódia para a Justiça decidir se ela seguirá para um presídio da capital ou se responderá pelo crime em liberdade.