Polícia mata líder de facção que chefiava ataques ao RN

Francisco Allison de Freitas, de 29 anos, conhecido pelo apelido de "nazista", atirou contra as equipes em ação da Divisão de Polícia do Oeste e foi baleado

A Polícia Federal confirmou que a Força-Tarefa de Segurança Pública de Mossoró foi recebida por tiros e matou um dos líderes de facção acusado de ser responsável por coordenar ataques naquele município do sertão do Rio Grande do Norte. O confronto ocorreu na manhã desta terça-feira (21), em Icapuí, no Ceará.

Segundo a PF, Francisco Allison de Freitas, mais conhecido como “Nazista”, tinha 29 anos e foi morto após confronto com equipes que buscavam prendê-lo, em ação conjunta com Polícia Civil (DIVIPOE), Polícia Penal e Polícia Militar do Ceará. Ao ser abordado, ele efetuou diversos disparos contra os policiais, que reagiram, o que ocasionou a morte do investigado.

“De acordo com as investigações das equipes da Segurança Pública, o suspeito era uma das lideranças da facção criminosa com atuação em presídios do estado, sendo responsável por coordenar os ataques no município de Mossoró/RN”, disse a PF.

O delegado Alex Wagner informou ao G1 que o criminoso conhecido como “Nazista” chefiavaa facção criminosa em Mossoró. E estava escondido em um sítio na divisa entre os municípios de Tibau e Icapuí, no Ceará.

Antes do confronto fatal, a Polícia Civil havia apreendido cerca de 100 litros de gasolina e munições, em um lava-jato da cidade de Mossoró, um dos endereços do acusado.

A localização do suspeito foi possível em ação interagências, com a ajuda do Laboratório de Operações Cibernéticas – CIBERLAB/DINT da SENASP/MJSP, das Forças-Tarefa SUSP/Mossoró, Paraíba e Natal, de Combate ao Crime Organizado.

E faz parte de um conjunto de operações integradas e coordenadas pela SENASP/MJSP e SESED/RN, para reprimir a atuação de facções criminosas no Estado do Rio Grande do Norte.

Além da PF, PM, PC, as ações das Forças-Tarefa contra os ataques no RN têm participação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretarias de Administração Penitenciária (SEAP), Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).