Brasília, DF – A Polícia Federal (PF) recebeu autorização, nesta sexta-feira (6), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGO) para realizar um concurso público abrangendo 192 vagas. O órgão, subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, será responsável por todo o processo seletivo, desde a publicação do edital até a execução do certame.
O edital de abertura do concurso deve ser divulgado em até seis meses. O prazo mínimo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova é de dois meses. Após a homologação do resultado final, o preenchimento das vagas estará sujeito à disponibilidade orçamentária e financeira.
As 192 vagas estão distribuídas entre o nível intermediário e 11 cargos de nível superior, nas seguintes especialidades: assistente social (13 vagas); contador (9 vagas); enfermeiro (3 vagas); médico (35 vagas); psicólogo (6 vagas); farmacêutico (2 vagas); nutricionista (1 vaga); estatístico (4 vagas); administrador (6 vagas); técnico em comunicação social (3 vagas) e técnico em assuntos educacionais (10 vagas).
A Polícia Federal desempenha um papel crucial na segurança nacional, com atribuições que incluem combater o crime organizado, reprimir crimes na fronteira, investigar crimes contra a União, proteger autoridades, controlar armas de fogo e explosivos, realizar o controle migratório e manter a cooperação internacional.
Com a autorização do MGO, a PF agora se prepara para lançar o edital que atrairá candidatos de todo o país, em busca de oportunidades em uma das instituições mais prestigiadas do setor de segurança pública. A expectativa é de que o concurso contribua para o fortalecimento da capacitação e eficiência da Polícia Federal, em linha com as demandas atuais de segurança e justiça.