Polícia Federal destrói balsas e dragas de garimpo ilegal no Rio Madeira

(Crédito: Reprodução)

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizou, na quarta-feira (12), a Operação Lex Et Ordo, que destruiu 81 dragas e balsas de garimpeiros ilegais ao longo do Rio Madeira, no Amazonas.

A operação fiscaliza embarcações (dragas) utilizadas para a realização de atividades de garimpo ilegal e clandestino no leito do Rio Madeira.

De acordo com a PF, as dragas e balsas estavam fazendo extração de minérios sem autorização ao longo do Rio Madeira, no Amazonas e em Rondônia.

A ação da PF começou ainda no ano passado após um grande paredão de balsas se formar no local em busca de ouro. Desde lá, mais de 300 dragas já foram destruídas pelos agentes.

“É importante observar que as embarcações eram destinadas à prática de atividades ilegais de garimpo, acarretando prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população, e havia impossibilidade fática de guarda, transporte ou apreensão do equipamento”, destacou a PF em nota.

O nome da operação faz alusão a necessidade de garantir a aplicação da lei e implementar a ordem no leito do Rio Madeira.