Um avião esportivo caiu na estrada em Bruges, Bélgica. Graças a um pára-quedas, o avião pousou muito lentamente na via Torhoutsesteenweg, em Sint-Andries. O piloto conseguiu sair da aeronave após o pouso de emergência e foi levado ao hospital com ferimentos leves.
O acidente aconteceu na tarde da última sexta-feira (15). A polícia recebeu a notícia de que um avião esportivo estava com problemas.
Video captures moment pilot used emergency parachute to safely land on a road in Belgium. The pilot sustained only minor injuries. https://t.co/fFxScU8UoY
📹 vincent313 pic.twitter.com/Q6so7n7uEq
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) July 16, 2022
Nas imagens registradas é possível notar o avião pendurado em um paraquedas. Desta forma, o piloto conseguiu salvar a si mesmo e a aeronave.
Um testemunha ocular identificada como Haroon viu tudo acontecer: “Vi algo no céu, percebi um paraquedas abrindo e notei que o avião estava caindo. O piloto teve muita sorte”.
O avião, um Dyn’Aéro MCR01, foi parar na movimentada Torhoutsesteenweg, em Sint-Andries. A brigada de incêndio foi rapidamente ao local para evitar algum tipo de incêndio na aeronave. “O piloto está levemente ferido, mas foi levado para o AZ Sint-Jan em Bruges apenas por segurança”, disse o comissário de polícia Dirk Van Nuffel.
Autoridades aeronáuticas belgas estão agora investigando como e porquê o acidente aconteceu.
Paraquedas?
O paraquedas que foi usado para evitar um acidente duro é o chamado “Whole Aircraft Rescue Parachute System” — um paraquedas para salvar uma aeronave inteira.
Semelhante a um assento ejetável, um piloto pode ativar este sistema se sua aeronave tiver problemas. Quando o piloto puxa uma alavanca, o paraquedas é desbloqueado e desdobrado, de modo que o avião pendurado nele possa fazer um pouso relativamente suave.