Peritos da Polícia Civil levam serviços e cidadania para moradores do Novo Aleixo

Fotos: Andrés Pascal

Mais de 500 moradores da zona Norte de Manaus foram beneficiados pelo Mutirão da Cidadania dos Peritos Oficiais do Amazonas, realizado na manhã deste sábado (24) na Escola Estadual Raimunda Holanda de Souza, no bairro Novo Aleixo. O evento, coordenado pelo Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM), levou atendimento médico, odontológico e jurídico de graça para a comunidade, além de corte de cabelo e emissão de documentos. 

O Mutirão iniciou às 8h, mas desde as primeiras horas da manhã já havia um número grande de pessoas em frente à escola buscando atendimento para os serviços. Foi o caso da Lucileia da Silva de Lima, que trouxe o neto Felipe Rodrigues dos Santos, de 15 anos, para tirar a primeira via da carteira de identidade. Segundo ela, por ter criado o neto sem a presença da mãe, sempre encontrou dificuldade para tirar a documentação do rapaz. O Mutirão surgiu como uma solução para este problema.

“Faz tempo que eu tento tirar a identidade do meu neto, mas sempre tive muita dificuldade. Hoje ele foi atendido, trouxe os documentos e resolveu tudo. Em breve ele já estará com a carteira em mãos. Sou muito grata a Deus e aos peritos por esse trabalho. Espero que outras ações assim aconteçam”, disse. Além de Felipe, aproximadamente cem pessoas foram atendidas no serviço de emissão de carteira de identidade. O trabalho foi realizado por peritos e servidores do Instituto de Identificação do Amazonas.

Quem também saiu satisfeita com o Mutirão foi Ortineia Souza Braga, de 65 anos. Ela recebeu atendimento oftalmológico, e voltou para casa com um encaminhamento para os óculos novos. Empregada doméstica, dona de casa e roçadeira, ela tem uma rotina muito agitada, e anda Manaus inteira sozinha utilizando transporte coletivo. Como os óculos que ela usa hoje são antigos, os problemas de visão já estavam atrapalhando o processo de locomoção de um lugar para o outro.

“Tenho esses óculos há muito tempo, e às vezes fica difícil ler as letrinhas dos ônibus. Só consigo enxergar quando já está pertinho, e às vezes perco”, lamentou. Ao colocar as lentes durante o exame de vista, Ortineia não se conteve quando percebeu que conseguia ver as letras na parede da sala. “Nossa, é tudo muito diferente! Tudo mais claro. Como é bom enxergar”, comemorou.

Ao todo foram mais de cem atendimentos médicos durante o Mutirão da Cidadania. Além dos exames oftalmológicos, também foram realizados atendimentos de clínica geral, exame audiométrico, palestra sobre HIV/DST, emissão de laudo caracterizado de Pessoa com Deficiência (PCD) e distribuição de remédios, que foram doados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) especialmente para a ação. Os médicos, enfermeiros e farmacêuticos que realizaram os atendimentos eram peritos ou profissionais voluntários.

Saúde bucal

Uma equipe formada por profissionais da odontologia também contribuiu com o Mutirão da Cidadania levando saúde bucal para os participantes.  O atendimento era para pessoas de todas as idades, mas quem mais aproveitou foram as crianças. Eles receberam dicas de escovação, aplicação de flúor, ganharam escovas e cremes dentais, e se divertiram com as várias atividades desenvolvidas. Um dos mais empolgados era João Gabriel, de 7 anos, que disse estar feliz em cuidar do sorriso. “Já escovei os dentes, agora posso sorrir pra foto”. 

Projeto Contínuo

Durante toda a manhã, foram aproximadamente 300 atendimentos odontológicos no Mutirão da Cidadania, número considerado positivo pelo perito Cícero Costa, um dos organizadores do evento. Ele comemorou o sucesso da ação social, que também realizou cem cortes de cabelo e dez atendimentos jurídicos para a população. Costa agradeceu aos peritos e a todos os voluntários que contribuíram com o sucesso do Mutirão, e garantiu que esse não será o único realizado pelo SINPOEAM.

“A perícia do Amazonas está de parabéns. O evento foi um sucesso, e as demandas sociais da comunidade foram atendidas. A ideia é propagar essa ação para outros bairros de Manaus, e montar um calendário para que toda a sociedade seja atendida, inclusive, com mais serviços e um número maior de pessoas que já se comprometeram em ajudar no futuro”, afirmou. A próxima ação do Mutirão ainda não tem data definida para acontecer, mas o local será o bairro Parque São Pedro, na zona oeste da capital amazonense.