Parteiras de Parintins são destaques em congresso internacional

As parteiras participaram do evento realizado no Auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus

As três Marias; Maria Erlita, Maria América e Maria Izabel compartilharam no Congresso Internacional Unida da Fundação Osvaldo Cruz a experiência de ser parteira na época atual. Essas três Marias foram escolhidas pois a vocação de parteiras tradicionais está inserido dentro da medicina popular. Maria Erlita pontua a alegria em poder falar de seu trabalho para outras pessoas em um congresso desta importância. Maria América entende que é um reconhecimento ao serviço realizado e também de obter mais conhecimentos. “A emoção de trazer uma vida ao mundo é grande e para mim é muito gratificante poder ajudar”, contou.

Dona Maria Izabel lembra que o primeiro parto que fez foi o parto de sua sobrinha há 26 anos e desde de então fez inúmeros procedimentos na sua localidade. “Deus me deu coragem e no momento muito especial que o nascimento de uma criança eu me sinto feliz em poder ajudar e agora vou poder divulgar”.

A prefeitura de Parintins disponibilizou a legista do deslocamento, passagens e hospedagem das três Marias até Manaus. A enfermeira Elize Farias, coordenadora da atenção básica, destaca que a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde, deu todo o apoio para que as parintinenses pudessem estar neste congresso de importância internacional. “É uma oportunidade maravilhosa de falar das nossas parceiras tradicionais que executam um lindo trabalho na zona rural. É importante ressaltar o incentivo do prefeito Bi Garcia, vice Tony Medeiros e secretário Clerton neste processo”, avaliou.Maria Izabel é da comunidade de Nossa Senhora de Fátima do Tracajá, Maria Erlita, da Sabina do Mamuru, e Maria América, do Mocambo do Arari.
O evento foi realizado entre 30 de maio, 01 e 02 de junho no Auditorio Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas.

* Com informações da assessoria