Parque Municipal do Idoso retorna às atividades dia 5 de fevereiro com novidades

Foto: Divulgação/FDT

O Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, trará inovações e readequações para os usuários este ano, como atividades de aulas de francês e fotografia, adaptação de dança de salão para dança livre e gerontovôlei.

O objetivo da Prefeitura de Manaus, por meio do Programa Conviver da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, é beneficiar cada vez mais a população idosa com atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais e de educação para a cidadania.  Esse ano, a programação terá muitas novidades para que os idosos se recadastrem nas atividades oferecidas, que terão início no dia 5/2.

Os idosos vão passar por avaliação física, teste de motricidade, em que os usuários serão submetidos a uma bateria de exercícios como anamnese, medição do peso, da altura e da circunferência abdominal; testes de flexibilidade e caminhada, com o objetivo de apurar o grau de intensidade no qual o idoso está inserido, para destiná-lo a atividade correta. A avaliação ocorrerá no período de 28/1 a 8/2, e, após os testes, os alunos poderão realizar o recadastramento nas atividades oferecidas.

”Era um grande desejo implantar a parte científica em nosso trabalho. Agora, por meio desta avaliação poderemos ver resultados em nossos testes. Além do idoso realizar as atividades, ele poderá acompanhar os resultados ao longo do ano, por essa razão teremos o controle exato sobre dados, e esse é o começo de mais uma conquista do prefeito, Arthur Virgílio Neto, alcançada por meio da Fundação Dr. Thomas”, ressalta a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

As atividades oferecidas no Parque buscam melhorar o funcionamento do corpo e da mente, prevenindo e diminuindo problemas cardiovasculares, pulmonares, auxílio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea entre outros benefícios.

“A avaliação física será fundamental para o nosso trabalho este ano, queremos que cada idoso trabalhe o que precisa ser trabalhado para acompanhar os seus resultados e com isso aumentar sua autoestima e a vontade de cuidar cada vez mais da sua saúde. Estamos ansiosos e cheios de energia para começar as atividades”, afirma a gerente de atividades físicas do PMI, Ana Beatrice.

No próximo dia 5/2, após as avaliações, acontecerá a tradicional ‘Acolhida’, o evento é um momento para celebrar a volta dos usuários e receber os novatos. Todos os setores do Parque realizarão uma apresentação de boas-vindas aos idosos no hall da lanchonete, com direito a música e dinâmicas.

Atividades oferecidas:

Entre as atividades oferecidas aos frequentadores estão pilates funcional, pilates solo, caminhada orientada, ginástica, alongamento, natação, hidroginástica, ginástica elaborada, ginástica terapêutica, yoga, meditação, dança de salão, dança coreográfica, academia ao ar livre, sala de musculação, teatro, canto, coral, flauta doce, violão, oficina da memória e da cidadania, artesanato, Seresta Prosa e Poesia, dominó e sinuca.

 

Inscrições

Para participar das atividades, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência, documento original com foto, duas fotos 3×4 e um atestado cardiológico indicando o grau de intensidade da atividade a ser realizada, com o laudo dos seguintes exames: hemograma completo, eletrocardiograma com laudo, EAS, EPF, Raio-x de tórax com laudo, lipidograma, glicemia e colesterol total

As inscrições serão ao longo do mês de fevereiro, no Parque, localizado na rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com o setor de admissão do Parque Municipal do Idoso, pelo número 3584-5213.