Papa Francisco vai adotar carro elétrico em aparições públicas

Será a 1ª vez que um pontífice usará um carro oficial 100% movido à energia elétrica; veículo será usado em Jubileu de 2025.

Vaticano — O Papa Francisco fará uso de um novo veículo ecológico para suas aparições públicas, segundo anúncio da Mercedes-Benz nesta quarta-feira (4). O SUV esportivo Classe G, com carroceria branca perolada, se tornará o primeiro “papamóvel” sem emissões de CO2.

A montadora alemã destacou que o veículo foi “desenvolvido em estreita cooperação com o Vaticano especificamente para o uso do papa”. O modelo será utilizado especialmente durante o Jubileu de 2025, previsto para o final de dezembro em Roma, onde se espera a presença de cerca de 33 milhões de peregrinos de todo o mundo.

O veículo foi adaptado para velocidades baixas, típicas de aparições públicas, e está alinhado com a encíclica Laudato Si, na qual o Papa Francisco defende a preservação do meio ambiente.

A Mercedes-Benz tem fornecido carros para os dignitários do Vaticano há quase 100 anos. Alguns desses veículos já foram exibidos na Santa Sé ou no museu da fabricante em Stuttgart, Alemanha.

Antes do papa argentino, seu antecessor alemão, Bento XVI, já havia utilizado um carro elétrico da Renault, embora não fosse seu veículo oficial.