Pagamento milionário pode garantir liberdade a Daniel Alves

Imprensa espanhola cogita a ideia de que Neymar Jr possa ajudar o "parça" Daniel Alves na saída da prisão.

Barcelona, Espanha – A defesa de Daniel Alves, jogador brasileiro condenado a 4 anos e meio de prisão por estupro na Espanha, está articulando o pagamento de um depósito milionário para garantir sua saída da prisão. A quantia, que pode chegar a um milhão de euros (cerca de R$ 5,3 milhões), seria usada como garantia de que ele não fugirá do país.

A estratégia se baseia no sistema judicial espanhol, que leva em consideração quantias financeiras em crimes sexuais. No caso de Daniel Alves, o depósito de 150 mil euros (cerca de R$ 801 mil) para a vítima de 23 anos foi considerado um atenuante na sua sentença.

Possível ajuda do pai de Neymar

Especula-se na Espanha que o pai de Neymar Jr, amigo de Daniel Alves, possa interferir e ajudar o lateral. Foi ele quem teria “emprestado” os 150 mil euros para a redução da sentença e, segundo fontes espanholas, não custaria “emprestar” mais um milhão de euros para garantir a liberdade do jogador.

Críticas ao sistema

A utilização de dinheiro como atenuante em crimes sexuais é alvo de críticas por parte de especialistas e da sociedade civil. A advogada da vítima, Ester García, desabafou: “Nos preocupa um pouco que se transmita à sociedade o fato de que pessoas que tenham uma capacidade econômica importante possam ver sua pena reduzida, se podem consignar uma quantidade importante de indenização”.

Possibilidade de liberdade em breve

Com a pena reduzida, a defesa de Daniel Alves acredita que ele não cumprirá os quatro anos e meio de prisão. Advogados espanhóis apostam que ele estará em liberdade em maio, circulando com tornozeleiras eletrônicas, por já ter cumprido um terço da pena.

Futuro incerto

Ainda há a possibilidade de recurso por parte da defesa, buscando a redução da pena. Também existe a chance de Daniel Alves pedir a expulsão da Espanha e cumprir o restante da pena no Brasil, em regime semiaberto.

O caso de Daniel Alves coloca em evidência as disparidades do sistema judicial espanhol e as implicações da influência do dinheiro em casos de violência sexual.