Operação Sucata retira carros abandonados nas ruas da zona Norte

Seis carros abandonados na rua Belford Roxo, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, foram removidos na manhã desta terça-feira, 2/7, por agentes da Gestão de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A Prefeitura de Manaus está intensificando a retirada desses veículos com o objetivo de afastar o risco de doenças, acúmulo de lixo e garantir vias com mais fluidez no trânsito.

A operação contou com o apoio de policiais militares do Comando de Policiamento de Área Leste (CPA) que garantiram a atuação dos agentes de trânsito no momento da remoção dos veículos. O objetivo é ampliar a ação para todas as áreas da cidade para retirar sucatas abandonadas nas vias e calçadas.

O trabalho de remoção é realizado por agentes de trânsito em várias etapas. Primeiro, é feito o mapeamento com a localização dos carros abandonados, de acordo com a solicitação de munícipes via telefone do Plantão do Trânsito (0800 092 1188). Os agentes fazem uma lista com a programação de remoção, tentam localizar o proprietário do veículo e dão um prazo para que a sucata seja retirada da via. Dois dias depois, voltam aos endereços e guincham os veículos.

“Este trabalho é uma rotina na Gestão de Trânsito e agora está sendo ampliado de forma constante e intensa. Estamos determinados a atender todas as áreas da cidade como recomendou o prefeito Arthur Virgílio Neto, para garantir a segurança viária e a cidade mais limpa”, informou o vice-presidente do IMMU, Franklin Pinto.

O diretor de Operações e Fiscalização, Stanley Ventilari, coordenador da operação, alertou que quem tiver sucata nas ruas, deve providenciar um local adequado dentro de área privada, porque caso contrário, será removida.

A dona de casa Marluce Pereira elogiou o trabalho dos agentes de trânsito. “Esta operação é maravilhosa. Deixa a rua mais limpa e dá mais segurança para os moradores”, afirmou.

Outras pessoas acompanharam a ação dos agentes da Gestão de Trânsito e se comprometeram em acionar a Prefeitura de Manaus para retirar os veículos abandonados.

Os veículos removidos são levados para o Parqueamento da prefeitura no bairro de Santa Etelvina. O proprietário interessado em retirar o veículo deverá pagar pendências com impostos e multas e as despesas com a remoção.

Vaga Legal

Após a remoção dos veículos, os agentes da Gestão de Trânsito retiraram objetos utilizados para reserva de vagas na avenida Autaz Mirim, a principal da zona Leste. A Operação Vaga Legal tem o objetivo de coibir a reserva ilegal de vagas de estacionamento em via pública, geralmente sinalizadas com cones, placas de publicidade, cavaletes e pedaços de madeira por guardadores de veículos.

IMMU