Operação da PF prende prefeito e vice de Humaitá

Herivaneo Seixas foi preso por envolvimento na destruição de prédios públicos federais ano passado - Foto: Reprodução

Da Redação – Na manhã desta terça-feira (27), o prefeito de Humaitá, Herivaneo Seixas, e o vice Rademarques Chaves foram presos na Operação Lex Talionis deflagrada pela Polícia Federal naquele município. O objetiva é prender suspeitos de ataques a prédios públicos naquele município, ocorridos em outubro de 2017. Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão temporária estão sendo cumpridos.

Os agentes federais também prenderam o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Carlos de Almeida, o “Totinha”. Um outro vereador identificado como sendo Raimundo Cruz estaria foragido.

Na BR 230 (Transamazônica), quilômetro 5, sentido Humaitá/Porto Velho, foi montada uma barreira para vistoriar todos os veículos em busca dos suspeitos. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Foi montada uma barreira policial na BR 230 – Foto: Reprodução

Um total de 150 policiais federais participaram da Lex Talionis (Lei de Talião, traduzindo do latim), cuja frase é a famosa “olho por olho, dente por dente”.

Entenda o caso

Em outubro do ano passado, uma operação do Ibama denominada Ouro Fino havia apreendido balsas equipadas com dragas usadas em áreas de garimpo ilegal na região, sendo inutilizadas por conta disso. O fato revolta nos garimpeiros que resolveram retaliar tocando fogo e depredando prédios e veículos pertencentes ao Instituto Chico Mendes (ICMBio) e IBAMA. O prejuízo ao patrimio público foi orçado em R$ 1.101.052,87.

Após uma longa investigação da PF, incluindo depoimentos e vídeos, foi possível a identificação dos envolvidos, entre eles políticos locais e pessoas envolvidas diretamente no episódio.

Todos os envolvidos foram transferidos para a sede da Polícia Federal em Rondônia.