OIAA Onça: aplicativo que usa fotografia para mapear animal já está disponível para download

Estudantes, profissionais e docentes da Ufam e de instituições parceiras atuam no projeto extensionista ‘Amigos da Onça’, em atividade desde 2008

O aplicativo OIAA Onça é a sigla para ‘Observatório de Imprensa, Avistamento e Ataques de Onças’. O app já está disponível para download na loja virtual Google Play. Ficou curioso(a)?  Todas as informações sobre o subprojeto OIAA Onça podem ser encontradas na página do projeto de extensão ‘Amigos da Onça’, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam).

Visite também a fanpage do Observatório e acompanhe as atualizações da atividade.

Como funciona?

Chegou-se ao aplicativo pelo uso da metodologia da ‘ciência cidadã’. A ideia é fazer do usuário um colaborador na coleta de informações relevantes pelo uso de registro fotográfico. Conforme a página do projeto, a utilização de tecnologia móvel facilita a comunicação entre os pesquisadores e o público que já tem o costume de registrar seu contato com a natureza através das fotos.

“A tecnologia embarcada em celular foi especialmente projetada para auxiliar extensionistas rurais no mapeamento das ocorrências e registrá-las num banco de dados multi-institucional, para análise e solução destes conflitos”, esclarece a página.

As imagens capturadas e enviadas através do app devem compor de forma automática a base de dados nacional do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Cenap-ICMBio), o qual tem como uma das atividades promover a proteção e a gestão das onças no País.

Na prática, o registro fotográfico é enviado em conjunto com as coordenadas geográficas (latitude e longitude) do local onde ocorreu, indicando as áreas onde o animal silvestre foi avistado ou o lugar onde aconteceu o ataque aos animais domésticos ou de criação. Em seguida, a equipe do OIAA Onça analisa a ocorrência e disponibiliza as medidas de manejo adequadas ao caso, minimizando os efeitos no menor intervalo de tempo.

Amigos da Onça

Desde 2008, o projeto orienta produtores rurais sobre a importância de minimizara ocorrência de conflitos entre animais silvestres e animais domésticos, sendo vinculado ao Departamento de Ciências Florestais da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

O ‘Amigos da Onça’ é coordenado pelo professor Rogério Fonseca e tem como vice-coordenador o professor Luiz Joaquim Bacellar. A equipe é integrada por discentes bolsistas e voluntários, estudantes de graduação ou de pós-graduação da Ufam e de instituições parceiras, além de médicos-veterinários que atuam como voluntários.