Os desembargadores João de Jesus Abdala Simões e Aristóteles Lima Thury foram empossados como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em solenidade realizada, nesta sexta-feira (4), no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
O novo presidente, que vai comandar a Corte Eleitoral até 2020, destacou que pretende encaminhar uma eleição limpa, este ano, com a participação e comprometimento dos cidadãos e classe política. Simões ressaltou a preocupação com as notícias falsas vinculadas em período eleitoral.
O desembargador afirmou também que o TRE-AM vai fazer parcerias com as empresas digitais para combater as fake news em meios como Facebook, Instagram e Twitter.
Incentivo
De acordo com o presidente, um dos objetivos da Corte Eleitoral será incentivar as pessoas a irem às urnas. “O voto é uma obrigação do cidadão comprometido com as necessárias mudanças no nosso País. O que observamos e as estatísticas mostram, é que a cada eleição temos um número maior de abstenção e votos nulo. Isso é preocupante. Vamos trabalhar para animar os eleitores. Esse é o nosso principal projeto”, afirmou.
Simões destacou, ainda, que a sua gestão será rigorosa e punitiva com quem tentar fraudar o processo eleitoral. “Não vamos tolerar as fraudes. Quem tentar fraudar o processo eleitoral será punido sim. Seremos mais rigorosos e não vamos tolerar qualquer desvio de conduta. Temos dois instrumentos nas mãos, a Lei da ficha limpa e a fiscalização das receitas de campanha”, ponderou.
João Simões é membro do TJAM e de 2016 a 2018 foi vice-presidente e corregedor do TRE, na gestão do desembargador Yedo Simões, que vai assumir a presidência do Tribunal de Justiça, por dois anos. O desembargador Aristóteles Thury foi corregedor Geral de Justiça, de julho de 2016 até maio de 2018. Além da vice-presidência, ele assume o cargo de corregedor do TRE-AM.
Fonte: D24AM