Nova espécie de cobra é encontrada em gravação de série com Will Smith na Amazônia

Animal foi encontrado no território indígena Baihuaeri Waorani, situado na Amazônia equatoriana.

Uma nova espécie de anaconda, uma das cobras mais pesadas e longas do mundo, foi descoberta nas gravações de uma série que Will Smith está gravando para o National Geographic.

Conforme a revista científica Diversity, em artigo divulgado em 16 de fevereiro, foi identificado um novo tipo da anaconda-verde, que agora pode ser dividida em anaconda-verde-do-sul (E. murinus) e anaconda-verde-do-norte (Eunectes akayima).

A primeira espécie pode ser encontrada, de acordo com o estudo, na Bolívia, no Brasil, no Peru e na Guiana Francesa. Já a segunda, é vista na Colômbia, no Equador, na Guiana, na Guiana Francesa, no Suriname, em Trindade e Tobago e na Venezuela.

Para chegar nessas conclusões, os pesquisadores realizaram uma expedição em 2022 ao território indígena Baihuaeri Waorani, situado na Amazônia equatoriana.

“Fizemos essa viagem a convite do líder Waorani Penti Baihua, e em colaboração com ele. O ator Will Smith também participou da expedição, como parte de uma série que ele está filmando para o National Geographic”, conta o pesquisador Bryan Fry para The Conversation.