A Casa Branca anunciou na noite de segunda-feira a comitiva que representará o governo americano na posse de Jair Bolsonaro. A maior autoridade a ir a Brasília será Mike Pompeo, secretário de Estado.
Assim, nem Donald Trump nem o vice-presidente Mike Pence irão à posse. Em geral, o vice-presidente costuma participar destas cerimônias, como foi agora na posse de Andrés Manuel López Obrador, no México, no dia 1º de dezembro.
O dia da posse brasileira, na virada do ano, teria dificultado a participação de autoridades de maior prestígio político. A comitiva, por outro lado, pode sinalizar desprestígio político.
Mark Green, administrador da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), William Popp, encarregado de negócios interino da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, e Mauricio Claver-Carone, assistente especial do presidente e diretor de Relações do Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional — ou seja, um auxiliar de John Bolton, que já se encontrou com Bolsonaro no Rio de Janeiro no fim de novembro.