
PARIS, FRANÇA — Em um episódio que mancha a imagem do esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a nadadora Ana Carolina Vieira foi desligada da delegação e terá que retornar imediatamente ao Brasil. A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) após a atleta cometer atos de indisciplina.
Segundo informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ana Carolina, juntamente com seu namorado e também nadador Gabriel Santos, deixou a Vila Olímpica sem autorização na noite da última sexta-feira (26). Além de desrespeitar as regras da delegação, a nadadora teria se manifestado de forma desrespeitosa e agressiva contra uma decisão técnica da comissão da Seleção Brasileira de Natação.
Gabriel Santos, que já havia encerrado sua participação nos Jogos, também será punido por sua participação no ocorrido. A natureza da punição a ser aplicada ao atleta ainda não foi divulgada.
A expulsão de Ana Carolina Vieira é um duro golpe para a equipe brasileira de natação, que estava com grandes expectativas para as competições. A atleta era uma das principais apostas para as provas de revezamento 4x100m livre e 4x100m medley misto.
O caso levanta diversas questões sobre a importância da disciplina e do respeito às regras dentro de uma delegação olímpica. A atitude de Ana Carolina e Gabriel Santos demonstra uma falta de comprometimento com a equipe e com o país.