Mutirão “Registre-se!” em Manaus facilita acesso a documentos essenciais

O evento contará com a participação de aproximadamente 15 instituições.

MANAUS, AM — Entre os dias 12 e 16 de maio de 2025, o Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, será palco da terceira edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”. Organizado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), o evento visa combater o sub-registro civil, oferecendo gratuitamente a emissão de documentos fundamentais para a população, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Serviços disponíveis

Durante o mutirão, os cidadãos poderão solicitar:

  • Carteira Nacional de Identificação (CNI);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Título de Eleitor;
  • Primeiras e segundas vias de Certidões de Nascimento;
  • Retificação de documentos existentes;
  • Orientações sobre documentos de saúde e trabalhistas.([Portal do Caubi][2])

O evento contará com a participação de aproximadamente 15 instituições, incluindo Defensoria Pública Estadual (DPE-AM), Instituto de Identificação do Amazonas (IIACM-SSP), Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), INSS, SES, FVS, Anoreg-AM, Arpen-AM, cartórios de registro civil e a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME).

Expansão para o interior

Além da capital, a iniciativa também será realizada em Humaitá, no interior do estado, sob a coordenação do Poder Judiciário Estadual, ampliando o alcance do programa e promovendo a inclusão social em diversas regiões do Amazonas. 

A “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” representa um esforço conjunto para garantir o direito à documentação básica, essencial para o exercício pleno da cidadania.