Mutirão em São Gabriel facilita regularização ambiental e fundiária

A nova etapa, ambiental, reforça a segurança jurídica e o acesso a programas como crédito rural e aquisição de alimentos.

AMAZONAS — Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, agricultores de São Gabriel da Cachoeira contarão com atendimento especial para a regularização ambiental e fundiária. A ação é realizada pelo Ipaam, Ministério do Meio Ambiente, Pnud e parceiros, no âmbito do Projeto Floresta+ Amazônia.

O mutirão acontece na Câmara Municipal e oferece serviços como inscrição ou atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), criação de conta no Gov.br e orientação para adesão ao edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que recompensa financeiramente quem protege áreas florestais.

Os agricultores beneficiados ocupam 550 lotes na Gleba Uaupés, onde o Incra já iniciou a entrega de Contratos de Direito Real de Uso (CDRU). A nova etapa, ambiental, reforça a segurança jurídica e o acesso a programas como crédito rural e aquisição de alimentos.

A mobilização conta ainda com apoio do Exército, da Prefeitura e da Associação Agrícola Teotônio Ferreira. Com ela, o município passa a integrar o grupo de cidades da Amazônia Legal contempladas com ações presenciais do Floresta+.