MPAM empossa 22 novos promotores de Justiça

AMAZONAS — O Ministério Público do Amazonas (MPAM), em solenidade presidida pelo procurador-geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, empossou na última segunda-feira, 15/04, 22 novos promotores de Justiça aprovados no concurso público homologado em 2022. A Reunião Extraordinária Solene do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça de posse dos novos promotores de Justiça substitutos ocorreu no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, reunindo autoridades, amigos e familiares dos empossados.

A cerimônia iniciou com abertura da sessão e a entrada oficial dos novos membros, seguida pela entoação do Hino Nacional brasileiro, além do juramento e declaração de compromisso legal com as funções assumidas. Em seguida, foi realizada a leitura do Termo de Posse pela secretária-geral do MPAM, Renilce Helen Queiroz de Souza e iniciada a assinatura por cada um dos novos promotores, que receberam as vestes talares das mãos dos familiares.

“A minha expectativa em relação ao ingresso nessa carreira tão importante é a mais alta possível, pois é a realização de um sonho pessoal. Na realidade, é a realização de 22 sonhos pessoais, de todos os meus colegas. E nós esperamos poder honrar essa imensa alegria que estamos sentindo, poder honrar a população. Como o Ministério Público é uma instituição que cuida do povo, eu vou a Tabatinga de braços abertos para vivenciar essa experiência, levando cidadania à população local”, afirmou a promotora de Justiça empossada, Gabriela Rabelo Vasconcelos, que assume a 1ª Promotoria de Justiça de Tabatinga.

O procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, celebrou a entrada em exercício dos novos promotores de Justiça e destacou a missão na promoção da justiça ao povo amazonense. “Primeiro, parabéns aos 22 novos colegas que assumem na data de hoje. É uma missão, eu costumo falar que são missionários da luz da lei. São os colegas que vão levar a luz da lei, do conhecimento, da sabedoria para toda a nossa sociedade amazonense, principalmente para o interior do Estado”, afirmou.

Compuseram a mesa de honra, além do procurador-geral de Justiça do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, o secretário de Estado, Chefe da Casa Civil, neste ato, representando o Governo do Estado do Amazonas, Flávio Cordeiro Antony Filho; o deputado estadual Carlos Bessa de Sá, 1.º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPAM, Lílian Maria Pires Stone; a vice-procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho no Amazonas, Gabriela Menezes Zacareli; o defensor público-geral do Estado do Amazonas, Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa; o procurador-geral do Município de Manaus, Rafael Bertazzo, neste ato representando o prefeito de Manaus; a vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, Yomara Jesuína Lins Rodrigues; a secretária-geral do MPAM, Renilce Helen Queiroz de Souza; o presidente da Associação Amazonense do Ministério Público e secretário-geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Alessandro Samartin de Gouveia; e o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas, Aldenize Aufiero.