MP de Minas denuncia vereador que matou prefeito a tiros no Vale do Aço

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou o vereador do município de Naque (MG), no Vale do Aço, Marcos Alves de Lima (PSDC), por assassinar a tiros o prefeito Hélio Pinto de Carvalho, o “Hélio da Fazendinha” (PSDB), em 13 de julho. A Polícia Civil indiciou o por homicídio qualificado por impossibilidade de defesa da vítima, motivo fútil e premeditação.

O vereador está preso preventivamente, no Presídio de Açucena, após tentativa de fuga para o Estado do Espírito Santo. E o MPMG pede a condenação de vereador às sanções do delito tipificado no artigo 121, parágrafo 2º, incisos II e IV, do Código Penal.

A Polícia Civil afirma que a motivação do crime seria uma disputa por divisas do terreno de Marcos Alves.

Segundo a denúncia, na hora do crime, a vítima se encontrava vistoriando o trabalho de uma máquina pá carregadeira no terreno que se encontrava em obra pertencente ao Município de Naque, quando o denunciado se aproximou montado em um cavalo, em posse de uma “taca”. Consta que, após breve diálogo, iniciou-se uma discussão com ofensas verbais por parte do vereador contra o então prefeito, momento em que o denunciado jogou seu animal na direção da vítima e lhe desferiu um soco na face, de cima para baixo, ainda montado no cavalo.

As investigações apontam que, após ser agredido, o então prefeito conseguiu retirar o instrumento (taca) das mãos do denunciado, momento que o vereador desceu do cavalo e iniciou-se assim uma troca de empurrões e agressões verbais entre eles. A denúncia afirma que o vereador então efetuou dois disparos nas costas do então prefeito e que,  com a vítima já caída no chão, efetuou novos disparos.

Consta ainda que, após efetuar vários disparos contra o então chefe do Executivo local, o denunciado correu na direção de uma testemunha com a arma empunhada e carregada, ameaçando realizar novos disparos contra ela, com o intuito de evitar que a vítima fosse socorrida naquele momento. O vereador então montou em seu cavalo e fugiu do local.

Como parte das investigações, foi realizada, no dia 23 de julho, a reconstituição do crime pela Polícia Civil, com a presença do promotor de Justiça Igor Peixoto, segundo o qual, os fatos foram reproduzidos de acordo com orientações de três testemunhas que presenciaram o crime.

No dia 16 de julho, Marcos Alves foi preso em Vitória (ES), para onde tinha fugido depois do crime. Anteriormente, ele havia sido preso em flagrante em Governador Valadares (MG), mas foi liberado em audiência de custódia. Ele então pintou o cabelo e realizou sessões de bronzeamento artificial para tentar enganar a Polícia.

Hélio Pinto de Carvalho tinha 55 anos e foi reeleito em 2016, com 1.727 votos (39,60%). Antes de ser prefeito, exerceu mandato de vereador, na cidade  com pouco mais de 6 mil habitantes, no Leste de Minas.(Com informações do MPMG e da Polícia Civil de Minas Gerais).

Por DIÁRIO DO PODER