sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Transporte Motoristas de aplicativo poderão escolher se aceitam ou não corridas em dinheiro

Motoristas de aplicativo poderão escolher se aceitam ou não corridas em dinheiro

Após período de testes em outras cidades, ferramenta chega agora à Manaus

A Uber anunciou, nesta segunda-feira (2), que vai expandir para Manaus os testes com a ferramenta que dá aos motoristas parceiros a opção de aceitar ou não viagens com pagamento em dinheiro. Se decidir ativá-la, o motorista passa a não receber mais chamadas para esse tipo de viagem, recebendo somente viagens que tenham outros meios de pagamento, como cartão de crédito e débito.

A análise desse recurso, que já vinha sendo testada pela empresa em doze cidades brasileiras – Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, São José dos Campos, São Luís, Sorocaba, Ribeirão Preto, Mogi Guaçu, Bragança Paulista, Marília, Goiânia e Brasília -, será agora expandida para Manaus. Os novos testes começam nas próximas semanas.

Segundo a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods, a Uber investe permanentemente em novas tecnologias que melhorem a experiência de usuários e motoristas. “Os motoristas parceiros vêm expressando sua preferência por poder escolher a forma de receber seu pagamento. A ampliação dos testes atuais é uma etapa fundamental nesse processo, para avaliarmos uma possível implementação”, ressaltou.

A partir da avaliação resultante dos testes, novos aprimoramentos ainda poderão ser feitos, buscando equilibrar a experiência de motoristas parceiros e usuários.

Outros recursos

Com o objetivo de dar ao motorista mais transparência nas informações de cada viagem, este ano a empresa já havia implementado nas capitais e em algumas outras cidades o recurso que mostra aos motoristas parceiros o destino do usuário antes mesmo da aceitação da viagem. A mesma tela mostra ainda se o usuário tem poucas viagens pelo aplicativo.

Em julho, a Uber anunciou parceria com a Serasa Experian para validação das informações dos usuários do aplicativo que optam por fazer pagamentos somente em dinheiro. A ferramenta que faz a checagem, denominada u-Check, foi a primeira a ser desenvolvida pelo recém-constituído time de engenheiros do Tech Center instalado pela empresa em São Paulo, em parceria com o time de engenheiros da Uber em São Francisco (EUA). O projeto permite que a Uber, a partir dos dados fornecidos pelo usuário no cadastro, como o CPF, obtenha informações adicionais via API.