Motorista não habilitado é flagrado dirigindo transporte Executivo em Manaus

Ao perceber a abordagem dos agentes, o condutor tentou enganar a fiscalização, trocando de lugar com o pai, que também estava no carro.

MANAUS, AM — Durante uma fiscalização de rotina realizada na tarde desta segunda-feira (9/6), a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), flagrou um motorista não habilitado conduzindo um veículo do sistema de transporte complementar (Executivo), na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul da capital.

Ao perceber a abordagem dos agentes, o condutor tentou enganar a fiscalização, trocando de lugar com o pai, que também estava no carro. No entanto, a equipe do IMMU identificou a manobra irregular e aplicou as autuações devidas.

O motorista foi multado em 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs) por dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo foi penalizado com mais 30 UFMs por apresentar o para-brisa trincado, condição que compromete a segurança na condução.

Waldir Sousa, chefe da Divisão de Fiscalização de Transporte do IMMU, alertou para a gravidade da infração: “Permitir que alguém não habilitado conduza um veículo de transporte público é colocar em risco vidas — tanto dos passageiros quanto de outros usuários das vias. A fiscalização tem justamente esse papel: coibir irregularidades e proteger a população”.

A Prefeitura de Manaus reforça que os veículos do transporte complementar devem cumprir rigorosamente as normas de segurança e a legislação vigente. As ações do IMMU seguem de forma contínua para promover um transporte mais seguro e confiável para todos.