Morre Paulo Onça, ícone do samba amazonense, aos 63 anos

Sambista faleceu após mais de cinco meses internado devido a agressão sofrida em acidente de trânsito em Manaus.

MANAUS, AM — O sambista e compositor Paulo Juvêncio de Melo Israel, conhecido como Paulo Onça, faleceu nesta segunda-feira (26), aos 63 anos, em Manaus. Ele estava internado desde dezembro de 2024, após sofrer uma agressão violenta decorrente de um acidente de trânsito na Rua Major Gabriel, bairro Praça 14, zona sul da capital amazonense.

Agressão e internação

Na madrugada de 5 de dezembro de 2024, o veículo conduzido por Paulo Onça colidiu com o carro do comerciante Adeilson Duque Fonseca, conhecido como “Bacana”. Após o acidente, Fonseca desceu do veículo e agrediu Paulo Onça com socos, deixando-o inconsciente. O sambista foi internado em estado grave e passou por diversas cirurgias.

Legado musical

Paulo Onça iniciou sua carreira musical aos 16 anos e tornou-se um dos principais nomes do samba no Amazonas. Suas composições foram interpretadas por artistas renomados como Zeca Pagodinho e Jorge Aragão. Ele também foi compositor da escola de samba Grande Rio, contribuindo significativamente para o carnaval carioca.

Desdobramentos legais

O agressor, Adeilson Fonseca, foi preso dois dias após o incidente e indiciado por homicídio qualificado. Ele permanece detido em uma unidade prisional de Manaus, à disposição da Justiça.