Morre aos 74 anos, Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, em acidente aéreo

Ex-governante e mais três pessoas tinham ido almoçar com empresário; fortes chuvas atingiram região onde aeronave caiu.

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morreu na tarde desta terça-feira (6) em um acidente de helicóptero na comuna de Lago Ranco, região de Los Ríos, área central do Chile. A informação foi noticiada pelo jornal “La Tercera”. Piñera tinha 74 anos. De acordo com o periódico chileno, o ex-presidente e mais três pessoas tinham almoçado com um amigo do ex-presidente, o empresário José Cox, morador da região. Os outros ocupantes sobreviveram e foram levados para a casa do empresário.

O governo do país andino informou que o anúncio oficial seria feito após a conclusão da perícia da Marinha. As autoridades confirmaram o desaparecimento de um dos tripulantes e disseram que a aeronave acabou submersa a 40 metros de profundidade no lago que dá nome à região.

O acidente aconteceu em uma área atingida por fortes chuvas nesta terça-feira. A polícia informou que recebeu um chamado sobre o acidente às 14h57. Os primeiros a chegarem para o atendimento foram a polícia uniformizada e a Marinha. Os bombeiros e uma unidade do Samu chileno também prestaram atendimento.

De acordo com o La Tercera, Piñera costumava pilotar o helicóptero e estava conduzindo a aeronave, que conseguiu avançar alguns metros, mas perdeu o controle próximo à costa. O corpo do ex-presidente foi recuperado das águas do lago Ranco pelos bombeiros e levado por um barco da Marinha.

Sebastián Piñera

Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique nasceu em Santiago, capital do Chile, em 1º de dezembro de 1949. Ele foi presidente do país andino por dois mandatos, entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022. O ex-presidente era formado em engenharia comercial, pela Faculdade de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Chile, e também era empresário.

Piñera se mudou para os Estados Unidos em 1973, onde cursou pós-graduação em economia na Universidade de Harvard. Em dezembro do mesmo ano, casou-se com Cecilia Morel Montes, com quem teve seus quatro filhos, Magdalena, Cecilia, Juan Sebastián e Cristóbal.

Entre 2011 e 2013, Piñera foi o primeiro presidente da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). De 2019 a 2024, presidiu provisoriamente o Prosul (Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul).

O ex-presidente também ocupou a cadeira de senador entre 1990 e 1998 e concorreu pela primeira vez à Presidência da República em 2005. Na ocasião, ele foi ao segundo turno, mas acabou derrotado pela socialista Michelle Bachelet.