Morador de rua é aprovado em concurso público

O seu Ranulfo Costa, de 60 anos, ficou em 10ª na prova e hoje trabalha como pintor da cidade. FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE TAUBATÉ

Um morador em situação de rua iniciou nesta semana um trabalho na Prefeitura de Taubaté. Ranulfo Costa, de 60 anos, ficou em 10° no concurso público realizado no início do ano pela gestão municipal e passou a prestar serviço como pintor. A informação é do Portal G1.

O concurso foi realizado para o preenchimento de vagas para cargos de ensino fundamental, médio e superior. Acompanhado pelos profissionais do Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e do Abrigo Municipal desde 2017, ele participou de um grupo de 35 pessoas que fizeram aulas de reforço para moradores de rua.

O objetivo das aulas era justamente contribuir com a preparação das pessoas em situação de rua que quisessem realizar a prova. Os reforços aconteceram duas vezes por semana e tinham como base as matérias exigidas na descrição do edital do concurso. Os alunos assistidos receberam kits de materiais escolares.

Os moradores tiveram auxílio também para realização da inscrição e receberam isenção da taxa.

Ranulfo explicou que o consumo em excesso de álcool foi o principal motivo para a vida em situação e rua e disse ter ficado muito feliz quando descobriu que havia sido aprovado.

“Tive depressão, tédio e momentos em que ninguém pensava em mim. Sofri com bebida demais e longe da família. Quase dei um salto mortal igual moleque (quando descobriu a aprovação). A assistente social me procurou para falar sobre isso e foi uma alegria imensa”, contou.

Motivado pelo trabalho, agora ele já pensa nos próximos planos. “Primeiro quero arrumar uma casa para mim. Depois quero auxiliar meus filhos, que estão jovens… quero ajudá-los em tudo que der. E depois terminar velhice em paz”, disse.

Além dele, outros dois moradores em situação de rua que participaram do concurso público conseguiram a pontuação necessária na prova para aprovação. Um deles foi aprovado para a vaga de gari e o outro para a vaga de cuidador.