Início Brasil Ministério dos Direitos Humanos anuncia novo formato de acolhimento de repatriados

Ministério dos Direitos Humanos anuncia novo formato de acolhimento de repatriados

As equipes oferecem kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e orientação sobre serviços públicos

BRAÍLIA, DF — O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou um novo formato de acolhimento humanizado para brasileiros repatriados, com estruturas montadas nos aeroportos de Fortaleza (CE) e Confins, em Belo Horizonte (MG).

Estrutura integrada para acolhimento

Desde fevereiro de 2025, o MDHC coordena uma força‑tarefa com Ministério das Relações Exteriores, Saúde, Justiça, Desenvolvimento Social, Polícia Federal e a FAB para receber com dignidade brasileiros retornando dos EUA. As equipes oferecem kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e orientação sobre serviços públicos.

Posto Avançado no Cuidado ao Migrante

No Aeroporto de Fortaleza, foi instalado o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), com acesso a água, internet, energia, alimentação e sanitários. Em Confins, a BH Airport adaptou a Sala de Autoridades para recepção eficiente e acolhedora.

Números recentes do acolhimento

Até junho, foram atendidos mais de 100 repatriados por operação — com grupos de 80, 103 e 109 pessoas — vindos dos Estados Unidos. Aproximadamente 70% seguiu viagem para outras regiões por voos da FAB.

Apoio institucional e continuidade

A Defensoria Pública da União (DPU) lançou um programa nacional para apoiar repatriados com acesso à justiça gratuita. Já o aplicativo Clique Cidadania ganhou uma seção específica com orientações sobre documentação, moradia, saúde e direitos humanos.