Militares do Exército resgatam mais de 50 indígenas após naufrágio no Rio Javari

Após o resgate, todos os indígenas passaram por avaliação médica e receberam alimentação adequada.

Na tarde da última quarta-feira (12), um grupo de mais de 50 indígenas foi resgatado após a embarcação em que viajavam naufragar no Rio Javari, no interior do Amazonas. O grupo, composto por 24 crianças, 15 mulheres e 17 homens, se dirigia para uma reunião de lideranças no município de Atalaia do Norte quando o acidente ocorreu, próximo ao 1º Pelotão Especial de Fronteira (PEF).

A ação de resgate foi realizada por militares da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, que prontamente se mobilizaram para prestar socorro às vítimas. Os indígenas resgatados, muitos em estado de pânico e hipotermia devido às condições climáticas adversas, receberam atendimento emergencial na Seção de Saúde do 1º PEF. Dois bebês que apresentavam febre e tosse também receberam cuidados especiais.

Após o resgate, todos os indígenas passaram por avaliação médica e receberam alimentação adequada. Felizmente, apesar do susto e das dificuldades enfrentadas, todos os passageiros foram resgatados com vida e receberam o suporte necessário. O Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que seguirá monitorando a situação e prestando apoio à comunidade indígena do Vale do Javari.