Militar da Marinha assassinado após briga no trânsito sofreu emboscada, afirma polícia

A polícia apreendeu os veículos envolvidos no crime do militar da Marinha. ─ Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) indiciou quatro pessoas suspeitas de participação no assassinato do subtenente da Marinha Sidnei Fonseca de Jesus, que tinha 46 anos. O homem foi morto após uma briga no trânsito. Segundo a polícia, Dinielson Joaquim Ferreira de Oliveira, de 29 anos, responsável pelo acidente que resultou na discussão armou uma emboscada para a vítima. O suspeito e comparsas agrediram o subtenente até a morte.

Dinielson foi preso nesta quinta-feira (15/10), por policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Os agentes cumpriram mandado de prisão temporária.

A polícia também prendeu Adilson Pereira Mota, de 24 anos, em flagrante. Ele, um homem e uma mulher, ambos de 24 anos, foram indiciados por envolvimento no homicídio de Sidnei e na tentativa de homicídio da esposa do subtenente, uma mulher de 44 anos.
Crime

O assassinato ocorreu no dia 4 deste mês, em um beco, na Comunidade Santa Marta, bairro Terra Nova, zona Norte de Manaus. Conforme o delegado Charles Araújo, titular da DEHS, no dia do crime, houve um acidente de trânsito, em que Dinielson bateu o veículo do subtenente, no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus.

Após a colisão, Dinielson fugiu. A vítima, que tinha ficado no prejuízo, seguiu o homem até a zona Norte da cidade. De acordo com a PC, Dinielson armou uma emboscada para o subtenente e a esposa. O suspeito acionou os comparsas, que ficaram esperando as vítimas no local onde o crime ocorreu.

“As investigações apontaram que, ao chegarem em determinado ponto daquela comunidade, as vítimas foram agredidas brutalmente pelos infratores. Eles ainda tentaram tirá-los do lugar onde as agressões ocorreram e dirigiram o veículo para um bairro vizinho, com o intuito de dificultar os trabalhos policiais, porém conseguimos traçar todo esse movimento feito por eles. O subtenente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, já a esposa dele conseguiu resistir e acionou populares que prestaram socorro a ela”, detalhou Araújo.

O delegado ressaltou que, após as equipes tomarem conhecimento do crime, iniciaram as investigações e identificaram Dinielson e os outros três comparsas. Segundo Charles, Dinielson já responde, na Justiça, pelo crime de homicídio. Durante a prisão dele, estava utilizando uma tornozeleira eletrônica.

A ordem judicial em nome do criminoso foi expedida na terça-feira (13/10), pela juíza Andréa Jane Silva de Medeiros, da Central de Plantão Criminal.
Prisões

Durante as buscas feitas na manhã desta quinta, as quatro pessoas foram localizadas em pontos distintos da zona Norte de Manaus. Ao longo da ação, os policiais encontraram porções de drogas com Aldison.

“Apreendemos também dois veículos, sendo um Peugeot e outro Chevrolet Meriva, utilizados no crime. Inclusive, um deles já estava em uma oficina passando por reparos para tentar despistar nossas equipes. Vamos dar andamento nas investigações para descobrirmos se outras pessoas tiveram participação na ação criminosa”, enfatizou o titular da DEHS.
Procedimentos

Dinielson, Aldison e as outras duas pessoas serão indiciadas por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado. Aldison também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ao término dos trâmites cabíveis, eles serão levados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde permanecerão à disposição da Justiça.