Milhares protestam em todo o Brasil pelo fim da escala 6×1 de trabalho

Atos foram convocados em diversas cidades, como São Paulo e Rio.

Nesta sexta-feira (15), milhares de manifestantes saíram às ruas em diversas cidades brasileiras para protestar contra a escala de trabalho de seis dias de trabalho e um dia de folga. Os atos foram convocados pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) em cidades como São Paulo, Brasília, Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro e Recife.

A proposta de emenda à Constituição Federal (PEC) apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) é o estopim desses protestos. A PEC sugere reduzir a jornada de trabalho para 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana. O VAT defende que a jornada 6×1 é uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores, além de impedir o convívio familiar e a prática de atividades físicas e de lazer.

O movimento já reuniu quase 3 milhões de assinaturas em petição online e conta com o apoio de centrais sindicais e outros movimentos sociais. No entanto, entidades patronais e de empresários se posicionaram contra a redução da jornada de trabalho.

Para que a PEC seja aprovada, são necessárias 171 assinaturas para começar a tramitar na Câmara e o voto de 308 dos 513 parlamentares, em dois turnos de votação. Com a pressão social, o número de deputados que assinaram a proposta aumentou de 60 para 134 em apenas uma semana.