
COLÔMBIA — No sábado (7), o senador Miguel Uribe Turbay, de 39 anos e pré-candidato à Presidência da Colômbia, sofreu um atentado enquanto discursava em um parque do bairro Modelia, em Bogotá. O político foi atingido por disparos nas costas e na cabeça, e ficou gravemente ferido.
Detalhes do ataque
- O disparo foi realizado por um jovem de aproximadamente 15 anos, que foi capturado no local após ser ferido por agentes de segurança.
- O atentado gerou troca de tiros entre escoltas e o atacante, deixando ao menos outra pessoa ferida.
Impresionante video del momento en el que le disparan a Miguel Uribe (@MiguelUribeT) senador y candidato de la derecha a la Presidencia de Colombia. pic.twitter.com/uFjyvXfYrw
— apartadomex (@ApartadoMex) June 8, 2025
Atendimento médico e estado de saúde
Uribe foi atendido inicialmente no Centro Médico Engativá e, em seguida, transferido para a Clínica Santa Fe, onde passou por cirurgia de emergência – neurocirúrgica e vascular periférica. Seu quadro é considerado de máxima gravidade, com prognóstico reservado.
Repercussão e medidas
- O presidente Gustavo Petro, a comunidade internacional e o partido Centro Democrático condenaram o ataque como “um ataque à democracia”.
- O ministro da Defesa ofereceu recompensa de 3 bilhões de pesos pela prisão de eventuais mandantes.
Quem é Miguel Uribe Turbay?
Advogado formado pela Universidad de los Andes e Harvard, neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala e filho da jornalista Diana Turbay, Miguel Uribe também foi secretário de Governo de Bogotá e vereador. Desde 2022, ocupa cadeira no Senado pelo Centro Democrático.
O atentado reacende temores sobre o retorno de episódios de violência política na Colômbia e gera apreensão sobre a segurança em campanhas eleitorais.