
MANAUS — O mercado brasileiro de veículos elétricos vive um período de forte expansão. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2024 foram vendidos mais de 61 mil automóveis 100% eletrificados, alta de 89% em relação ao ano anterior. Apenas no primeiro semestre de 2025, as vendas cresceram 9,5%. A frota nacional já ultrapassa 400 mil veículos, em sua maioria híbridos, seguida por híbridos plug-in e modelos totalmente elétricos. Nesse cenário, a fábrica da chinesa BYD no Polo Industrial de Manaus ganha protagonismo. Implantada em 2020 para produzir módulos de baterias de fosfato de ferro-lítio voltados a ônibus elétricos, a unidade passa por expansão e prepara novas linhas de produção.
A planta manauara adota agora a tecnologia Blade, utilizada em veículos elétricos leves da marca, e amplia sua capacidade produtiva, que hoje chega a 54 mil módulos por ano — volume suficiente para abastecer até 2 mil ônibus elétricos, com potencial de reduzir 100 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. Para essa fase, a estrutura recebeu investimentos em maquinário pesado, sistemas automatizados e adequações aos padrões globais da companhia. Além das baterias Blade, a unidade passa a fabricar barramentos de alumínio 1060, que reduzem peso, oferecem melhor condutividade elétrica e dissipação térmica.
Outro avanço é o uso de Inteligência Artificial no chão de fábrica, parte da estratégia global da BYD para elevar eficiência, qualidade e segurança. A expansão também deve gerar novos empregos diretos e indiretos, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento local.


