A capital amazonense irá receber, de sexta-feira a domingo, 27 a 29/4, o Campeonato Brasileiro de Judô – Região 1, onde mais de 500 atletas de sete Estados do Norte e Nordeste participarão da competição na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, Flores, zona Centro-Sul. O evento tem o apoio da Prefeitura de Manaus.
Na disputa, estarão atletas das categorias sub-13 à sênior — pelas faixas azul à preta — e será realizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em parceria com a Federação de Judô do Amazonas (Fejama) e apoio da prefeitura, a partir da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
“A Prefeitura de Manaus tem o compromisso de apoiar o esporte e os atletas amazonenses. Temos a convicção de que este evento será bem organizado, fomentando assim o esporte na nossa cidade e promovendo a revelação de novos atletas. Essa é a recomendação do prefeito Arthur Virgílio Neto”, ressaltou o secretário da Semjel, João Carlos.
O Amazonas vai em busca do bicampeonato a partir das 9h desta sexta-feira, 27/4, quando a competição inicia com as disputas entre os atletas da categoria Sênior. No sábado, a partir das 9h, os confrontos serão entre os judocas do sub-13 e sub-21. Já os lutadores das categorias sub-15 e sub-18 se enfrentam no domingo, a partir das 9h30. O Campeonato Brasileiro – Região 1 reúne atletas do Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.
Os campeões serão premiados com medalhas, sendo que os atletas pela categoria sênior garantirão vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade que será realizado em outubro, em Lauro de Freitas, na Bahia. A competição vale pontuação para o ranking geral da CBJ e os Estados campeões serão premiados com troféus.
De acordo com o diretor técnico da Fejama, David Azevedo, a federação acredita que o Amazonas terá chances de conseguir resultados expressivos e que o apoio de órgãos públicos dará condições adequadas para a realização do campeonato.
“Estamos confiantes em alcançar o bicampeonato regional, visto que fomos campeões no ano passado em Belém (PA). Queremos brigar pelo título geral e temos atletas fortes para alcançar o nosso objetivo. Estamos trabalhando com muitas parcerias para que tudo saia como previsto e para isso contamos com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semjel e de outros órgãos públicos”, contou.