Malaba Jam Festival chega à sexta edição neste sábado

© Bruno Kelly

Pela primeira vez, o Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, será palco do Malaba Jam Festival (MJF), neste sábado, 4/8. Nesta edição, além do tributo a Rafael Derzi, o Malaba, falecido há cinco anos, o festival homenageará os artistas Maurizio Torres, o Maumao, e Bob Medina, falecidos este ano. O festival é gratuito e conta com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Na lineup do MJF, DJ Kimono (Amazontribe) vs PH (Jacundá Crew); O Tronxo (jam com Marcelo Nakamura e Marcos Cileno); Gramophone (jam com Milton Cabocrioulo); Alaídenegão (jam com Frederico Ramos, crooner e garimpeiro da The Stone Ramos); Os Tucumanus e Jhonny Jack Mesclado. Nos intervalos, os DJs Tubarão e Portuga assumem as pick-ups.

Uma das organizadoras do Malaba Jam Festival, Lane Lima, destaca que, além de um encontro musical, o festival mantém sua finalidade social de arrecadar alimentos para o grupo Raio de Sol, que dá apoio às crianças portadoras de doenças do sangue.

“Em todas as edições, o Malaba Jam Festival recebe doações de alimentos, como arroz, feijão, macarrão, óleo, café, açúcar, lata de leite em pó integral e complemento alimentar, com a finalidade de ajudar o Grupo Raio de Sol, que apoia voluntariamente crianças portadoras de doenças do sangue, de baixa renda, em tratamento no Hemoam. Essas doações são a marca do MJF, por isso a importância da contribuição de todos. Teremos um ponto de coleta no evento”, ressaltou.

Segundo Lane, o festival vem crescendo a cada nova edição, tanto em relação ao público, quanto às doações. “Muitos não chegaram a conhecer o Malaba, inclusive muitos chegam até nós para participar ajudando voluntariamente na organização. Me sinto muito agradecida por tudo o que o festival gera de energia boa e o sentimento de solidariedade”, comentou.

Homenagens

Além do tributo ao Rafael Derzi, o Malaba, músico que dá nome ao festival, o evento fará homenagem especial aos artistas Maurizio Torres, o Maumao, e a Bob Medina, que também partiram, de forma prematura, neste ano.

“Queremos manter viva a memória desses artistas que tanto contribuíram para a cena cultural no Amazonas”, comentou Lane.

O grupo Kirar, Nativos Crew, com codireção de Carol Calderaro e trilha sonora ao vivo de Marcos Tubarão, realizará a performance “Hey Bob!!”, homenageando Medina.

Já o grupo de artistas visuais liderado por Romahs Mascarenhas, e formado por Débora Erê, Kerolayne Kemblim, Nadja Kristina, Turenko Beça e Lobão, mostrará toda expressividade pungente da região por meio de interferências ao vivo. Um dos destaques será a pintura no estilo realista do rosto do Maumao pelas mãos do grafiteiro Lobão.

Atrações musicais

16h – DJ Kimo (Amazontribe) vs PH (Jacundá Crew)

17h – O Tronxo (jam com Marcelo Nakamura e Marcos Cileno)

18h – Gramophone (jam com Milton Cabocrioulo)

19h – AlaídeNegão (jam com Frederico Ramos, crooner e garimpeiro da The Stone Ramos)

20h – Os Tucumanus

21h – Johnny Jack Mesclado

Nos intervalos de DJ Tubarão e DJ Portuga !!